Imprensa Notícias
Autor: Por G1 MT
Fonte: https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/camara-de-cuiaba-define-membros-de-cpi-contra-prefeito-que-aparece-em-video-recebendo-suposta-propina.ghtml

Câmara de Cuiabá define membros de CPI contra prefeito que aparece em vídeo recebendo suposta propina

17 de Novembro,2017
Foto Por: Emanuel Pinheiro (PMDB) deve ser investigado em CPI (Foto: Tchélo Figueiredo/Prefeitura de Cuiabá)

Câmara de Cuiabá definiu, nesta quinta-feira (16), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) que aparece em um vídeo recebendo suposta propina. As imagens foram filmadas à época em que Emanuel era deputado estadual. O vídeo foi entregue pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) durante delação premiada homologada pela Supremo Tribunal Federal (STF). Emanuel nega as acusações.

A definição ocorreu durante reunião extraordinária do Colégio de Líderes, composto por vereadores indicados pelas bancadas.

O vereador Marcelo Bussiki (PSB), autor do requerimento de abertura da CPI, presidirá a comissão. Os outros membros foram definidos em votação. Por 10 votos a 2, o vereador Adevair Cabral (PSDB) foi eleito como relator da comissão. Além deles, Mário Nadaf (PV) compõe a CPI.

Abertura da CPI

O requerimento para a abertura da CPI foi apresentado pelo vereador Marcelo Bussiki (PSB) em agosto deste ano e, na época, conseguiu seis assinaturas. Ele precisa da assinatura de nove dos 25 vereadores da capital para a abertura.

Em novembro, mais dez vereadores assinaram o requerimento, totalizando 18 assinaturas.

Veja flagrante de políticos recebendo dinheiro de suposto

Veja flagrante de políticos recebendo dinheiro de suposto "mensalinho" de Silval Barbosa

Vídeo de Silval

Além dos depoimentos detalhando como funcionavam os esquemas de corrupção em seu governo, Silval Barbosa entregou ao Ministério Público Federal (MPF) provas materiais, entre elas vídeos. As imagens mostram o ex-chefe de gabinete dele, Sílvio Corrêa, entregando maços de dinheiro a diversos políticos do estado.

Em um dos vídeos, o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece recebendo maços de dinheiro e os colocando nos bolsos do paletó. Um dos maços chega a cair no chão, e Pinheiro se abaixa para pegar.