Imprensa Notícias
Autor: Assessoria | Casa Civil
Fonte: http://www.mt.gov.br/-/9295086-mato-grossenses-receberao-informacoes-sobre-desastres-naturais-por-sms

Mato-grossenses receberão informações sobre desastres naturais por SMS

Cadastramento no sistema começa nessa segunda-feira (19.01) e segue até 05 de março por meio do telefone 40199
20 de Fevereiro,2018

Começou a funcionar nessa segunda-feira (19.02) o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagem de texto (SMS). Com o objetivo de prevenir e orientar a população em caso de iminência de desastres naturais, como inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências. Em Mato Grosso, o serviço será coordenado em pela secretaria adjunta de Proteção e Defesa Civil, da Casa Civil do Estado.

Para receber as informações é preciso se cadastrar no Cadastro Único de Usuários (CADU). A Defesa Civil irá enviar um SMS solicitando o número do CEP da residência, basta responder a mensagem. O morador que, eventualmente, não receber a mensagem, pode ele mesmo enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão.

“A ação é simples, gratuita e pode evitar muitos transtornos e até tragédias”, comenta o secretário adjunto da Defesa Civil, coronel BM Abadio Cunha. O gestor complementa que o serviço tem um forte perfil de autoproteção da população. “Por exemplo, chamando a atenção para a poda de árvores que representam perigo que queda, ou evitando se colocar em situações de risco, como banho em rios ou pescarias em dias que receber alerta”.  

Os alertas serão produzidos e enviados pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), e passarão por análise climática e de monitoramento da Defesa Civil do Estado e das coordenadorias municipais da Defesa Civil. Além de Mato Grosso, a população de Tocantins e do Distrito Federal contam com o serviço a partir desta segunda-feira (19.02). O sistema já está em funcionamento em outros nove estados.