Autor:
Fonte: Assessoria da prefeitura
Diagnóstico levanta necessidades de assentamentos em Chapada
15 de Junho,2012
Técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) estiveram nesta quinta-feira (14), na secretaria de Turismo de Chapada dos Guimarães, realizarando a explanação para funcionários de Furnas e os secretários municipais, do Plano de Ação Local, desenvolvido em sete comunidades em torno do Lago do Manso. O trabalho foi fruto de um convênio com Furnas nos assentamentos criados devido à construção da Usina de Manso.
De acordo com o coordenador Regional dos Municípios da Baixada Cuiabana, Vico Capistrano, o questionário teve início em junho de 2011 até maio deste ano e abrangeu um total de 251 famílias, a maioria na faixa etária de 30 a 60 anos.
O diagnóstico fez um levantamento socioeconômico ambiental das comunidades pesquisadas. “Aproveitamos a visita dos nossos técnicos nas propriedades e fizemos este levantamento, desde pesquisa de solo até saúde, educação e outros itens”, afirmou.
Após a explanação do Plano de Ação Local, teve início uma reunião de trabalho entre os participantes. O secretário Municipal de Educação, Hudson Benedito da Silva, salientou que muitas demandas levantadas pelo diagnóstico já foram sanadas. “Muitas estradas, escolas e PSFs já foram reformados e outras ações já estão em andamento”, disse.
FURNAS- Segundo a funcionária de Furnas, Zuleide Maria de Fátima Pontes, este Plano de Ação Local faz parte de um Projeto muito maior que Furnas vêm desenvolvimento na região dos assentamentos e uma vez que os técnicos da Empaer prestam assistência aos pequenos produtores este diagnóstico pode ser atualizado e melhorado constantemente.
As comunidades pesquisadas foram: Água Branca, Bom Jardim, Mamede Roder, Campestre, João Carro, Pedra Preta e Projeto de Assentamento Quilombo.