Autor:
Fonte: Assessoria
Saúde do Estado alerta população sobre Diabetes
16 de Novembro,2012
O dia 14 de novembro é o Dia Mundial de Diabetes. A data vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desta doença. A International Diabetes Federation (IDF) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) encabeçam as atividades a nível mundial, enquanto o Ministério da Saúde a Sociedade Brasileira de Diabetes promovem a data em nosso país tendo em vista o Diabetes Mellitus ser reconhecida como um agravo debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas.
Em Mato Grosso a Secretaria de Estado de Saúde (SES) incentiva os municípios a promoverem ações que colaborem para o controle da doença, bem como a adoção de medidas educativas que possam informar as pessoas sobre a doença, tais como o tratamento, a redução das complicações, o autocuidado, a educação em saúde para esses portadores.
A campanha do Dia Mundial do Diabetes para o período de 2009-2013 traz como tema Diabetes: Educar para Prevenir sendo o tema em 2012 - Proteger o Nosso Futuro. A campanha quer chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com os portadores de diabetes.
Segundo a técnica da área de doenças crônicas não transmissíveis da SES, Celma Ferreira, Mato Grosso em parceria com Ministério da Saúde (MS), vem adotando várias estratégias e ações para reduzir os casos de Diabetes no Estado, como medidas anti-tabagísticas, políticas de alimentação e nutrição, de promoção da saúde com ênfase na escola, fomento ao desenvolvimento de atividade física nos municípios e ainda assessoria e capacitação aos municípios nas ações de atenção à Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica, sobretudo na rede básica de saúde. "A Saúde do Estado, também esta em fase de implantação do protocolo estadual de diabetes, para subsidiar a rede de atenção a assistência aos portadores de diabetes nos municípios. Todas essas ações têm como foco principal estabelecer para o cidadão uma melhor qualidade de vida prevenindo agravos cardiovasculares e complicações por Diabetes que podem levar a amputações, a exemplo da amputação de dedos e pés, além de problemas de insuficiência renal crônica", disse ela.
Celma Ferreira lembra ainda que grande parte da população é portadora da doença e não sabe. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 8% da população sofre com o problema da diabetes e cerca de 50% dessas pessoas desconhecem que tem a doença. O fator hereditário, aliado a obesidade, estresse, sedentarismo e alimentação inadequada são elementos que contribuem para a manifestação da doença.
DADOS - Em Mato Grosso, são estimados aproximadamente 184.000 portadores de Diabetes Mellitus. Entre os anos 2005 e 2009 foi registrado no Sistema de Informação de Mortalidade de Mato Grosso mais de 2.693 óbitos relacionados ao Diabetes. Já o número de internações foi de no período de 2008 a 2012 (até setembro) foram de 12.704 internões registrada no Sistema de Internação Hospitalar do SUS (SIH/SUS).TIPOS - O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas, produtoras de insulina.
Conseqüentemente, pessoas com o diabetes mellitus tipo 1 produzem muito pouca ou nenhuma insulina e precisam fazer a reposição medicamentosa. O diabetes tipo 1, já foi chamado de diabetes juvenil, por ser mais diagnosticado em crianças e adolescentes. Devido ao aumento dos casos de obesidade, vêm sendo registrados casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. Neste tipo, a característica principal é a resistência a insulina. Em geral, o diabetes tipo 2 é controlado com dieta e exercícios físicos. No entanto, em alguns casos, medicação oral e até mesmo insulina são necessárias. PREVENÇÃO - Um dos meios de prevenir o diabetes é prática exercícios físicos e manutenção do peso, além de estabelecer uma alimentação saudável. Com apenas essas medidas o risco de se tornar diabético é reduzido em 50%. Os testes de taxa de glicose poderão ser realizados em qualquer Unidade de Saúde ou no Programa de Saúde da Família (PSF) e é um direito do usuário do SUS garantido pela Lei nº. 11.347. SINTOMAS - Sede intensa, fome intensa, perda de peso (mesmo sentindo fome além do habitual), cansaço inexplicável, aumento do volume urinário, cicatrização difícil e infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, além de impotência sexual e problemas na visão. Histórico familiar com diabetes faz com que haja mais probabilidades de a pessoa manifestar a doença.