Autor:
Fonte:
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE MARCELÂNDIA INICIA ATIVIDADES DE PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO CÓRRE
20 de Outubro,2010
Na última semana do dia 10 de outubro, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marcelândia iniciaram uma ação de reflorestamento da mata ciliar do córrego Beija-Flor, afluente do rio Manissaua-miçú. A atividade foi realizada com a participação de 300 alunos integrantes do Clube de Desbravadores Leões de Judá, vindos de sete municípios da região, alunos da Escola Estadual Etelvina, Associação de Donas de Casa de Marcelândia e moradores do entorno.
Entre os colaboradores desta ação ambiental ainda estão a Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Empresa águas de Marcelândia, Empresa de Asfalto EMP, Igreja Assembléia de Deus Madureira.
Nesta etapa da recuperação da Área de Preservação Permanente do córrego Beija-Flor foram plantadas aproximadamente 1200 mudas de 29 espécies nativas da Floresta Amazônica. Os técnicos estimam plantar mais cerca de 3900 mudas, perfazendo um total de 5100 mudas.
A ação de reflorestamento trará benefícios diretos a algumas nascentes já identificadas na APP. Mas a importância do reflorestamento desta área vai além do plantio das árvores em si. Trata-se da realização de um anseio da comunidade, identificado no PPA – Plano Plurianual de 2005, onde a comunidade da Vila Tupy solicitou que este curso d’ água, considerado um dos córregos de maior relevância sócio-ambiental do município de Marcelândia, fosse revitalizado. Relatos de moradores mostram que em anos anteriores esta área era utilizada para banho e afazeres domésticos devido a grande quantidade de água ali existente.
Para a equipe da Secretaria de Meio Ambiente esta iniciativa socioambiental tem como objetivo não só garantir a conservação de um bioma tão rico em diversidade faunística e florística como a Floresta Amazônica, mas também envolver a comunidade do entorno em todo o processo de recuperação, desde a implantação do reflorestamento até a manutenção do plantio, pois somente isto poderá ampliar as possibilidades de sustentabilidade do local.