Silval Barbosa assina contrato para pavimentação da MT-430
23 de Janeiro,2014
O governador Silval Barbosa assinou nesta quinta-feira (23.01) a ordem de serviço para a pavimentação da rodovia MT-430, uma obra que irá mudar a vida dos moradores de Santa Cruz do Xingu. O asfalto, incluso no programa MT Integrado, ligará Santa Cruz do Xingu até Confresa, o principal polo da região que fica distante 186 km, encurtando para duas horas o tempo que os moradores precisam percorrer.
Uma realidade que vem mudando aos poucos. O pedreiro Antônio Carlos, morador de Santa Cruz do Xingu desde 2001, lembra que até pouco tempo era preciso passar o dia inteiro na estrada, em uma viagem de pelo menos seis horas até Confresa. Esse é um sonho muito antigo dos moradores. Só quem mora aqui sabe a dificuldade que era, passando pelos atoleiros e pontes quebradas. Agora isso vai mudar, comemora.
Silval frisou que o MT Integrado é um programa que faz justiça, ao proporcionar asfalto e consequente desenvolvimento para cidades com menor número de habitantes. Nenhuma região tem mais potencial do que essa. Aqui precisa é de investimento em infraestrutura para fazer a região prosperar. Com esse asfalto, vocês vão estar muito mais perto do porto de Itaqui-MA e ninguém vai ter mais competitividade. Com a pavimentação, vocês vão fazer tudo o que vocês pensam.
O vice-governador Chico Daltro falou da importância do MT Integrado e do planejamento para a execução das obras, destacando a presença do Estado em todos os municípios. O prefeito de Santa Cruz do Xingu, Marcos de Sá, falou dos benefícios para a qualidade de vida da população e da vantagem para os produtores. Eu sempre lembro que os pioneiros, que aqui chegaram há mais de 30 anos, demoraram uma semana de trator para fazer esse percurso, que agora será realizado em duas horas.
Reginaldo Lopes é um desses pioneiros. Ele chegou a Santa Cruz do Xingu em 1980, proveniente do interior de Goiás. Na época, a viagem de Barra do Garças até o município era feita em mais de uma semana e, durante muito tempo, sair da cidade para chegar até Confresa poderia levar até quatro dias, com muitos atoleiros pelo caminho. Eu mesmo já passei a noite preso na estrada, esperando socorro. Mas agora vai ficar muito bom para nossa produção e para os moradores. Enfim um governador resolveu fazer esse asfalto.
Serão asfaltados 65,4 km da MT-430, no acesso ao entroncamento com a MT-437, na localidade de Natanael. O próximo trecho em direção a Confresa, passando pelo distrito de Santo Antônio do Fontoura, já está sendo pavimentado por meio do programa MT Integrado.